quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Revista Girgoiás - 2ª edição - 16.setembro.2011


Receba a REVISTA GIRGOIÁS gratuitamente em sua casa, sindicado, ou entidade afim se cadastrando através dos seguintes endereços:

revistagirgoias@hotmail.com
girgoias@hotmail.com
(62) 3203 4753

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Observação

As 26 postagens anteriores fazem referência a Assembleia Extraordinária ocorrida no dia 13 de setembro de 2011, às 19 horas, convocada pela Associação Goiana dos Criadores de Gir - Girgoiás - apresentada jornalisticamente em tempo real através deste blog e revisada posteriormente com relação ao padrão culto da língua portuguesa. Para melhor compreensão a leitura deverá ser iniciada pelo horário de 19:15 horas.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

22:00

Esta Assembleia Extraordinária levada a efeito de maneira jornalística em tempo real, neste blog, é mais um resgate, o da transparência, assumidos por mim em meu discurso de posse. O presidente.

21:55

O presidente agradeceu a presença de todos, deixando aberta a palavra. O professor Athos Magno agradeceu a maneira como foi conduzida a Assembleia, momento em que conclamou a todos associados para trabalhar em prol da nossa associação.


21:55

O presidente anunciou a contratação de uma funcionária de nível superior para trabalho de campo, e outra, em 1/2 período com ônus para a Prefeitura Municipal e o outro 1/2 período para a Girgoiás.

21:50

O presidente justificou aos presentes a devolução do funcionário Claudio Cândido de Oliveira á EMATER/Goiás.

21:45

O presidente apresentou a estrutura de comunicação da GIRGOIÁS, através da Revista GIRGOIÁS e do Blog www.girgoias.blogspot.com e os serviços de uma profissional para captar patrocínios.

21:25

O presidente comunica aos associados que de três em três meses enviará aos mesmos uma prestação de contas, conforme compromisso assumido no discurso de posse.

Continuação do Teste de Progênie com a 7ª bateria de Touros.

Os dados não eram enviados para a EMBRAPA - gado de leite -. Hoje estes dados estão sendo enviados regularmente, com os cópias preservadas em sigilo pela diretoria-técnica.

Aprovada com a EMBRAPA - Prova de Produção de Leite - OFICIAL - certificada pela EMBRAPA e homologada pela ABCZ, com início marcado para janeiro de 2011.

Foi dado sinal verde para o MOET pela EMBRAPA, desde que os criadores interessados viabilize o projeto. Já foi negociado com o Banco do Brasil a possibilidade de recursos para o produtor que for investir no MOET.

Foi formulado pela GIRGOIÁS a solicitação de doação do GOL junto a EMBRAPA para que o mesmo possa ser permutado por um saveiro, ou similar, face a proibição de carregar botijões de nitrogênio dentro do veículo fechado.

Foi conseguido o repasse do pagamento das argolas pelo produtor a AGCZ para a exposição de 2011 para a GIRGOIÁS.

Foi solicitação financeira junto a FUNDEPC  no valor de meio milhão de reais para o PMNGir.

Nesta semana ainda começará a reforma nas salas onde funciona a sede da GIRGOIÁS. A AGCZ através de seu presidente, Ricardo Yano, doou os materiais e a GIRGOIÁS se responsabilizará  pela mão-de-obra.

Aprovada a filiação do prof. Pedro Wilson Guimarães e José Mário de Miranda Abdo em seu quadro associativo por unanimidade.

21:15

A presidência coloca em votação a proposta de até o dia 30 de setembro, se encontraram atual administração e anterior, para esclarecer todos os pontos que ficaram pendentes. Aprovada por unanimidade.

Qual a melhor forma de pagar o débito? Se o leilão é para outubro, como serão pagas as primeiras prestações negociadas com a receita. Vamos cotizar as parcelas até o leilão? Sugere o presidente. Colocada em votação, aprovada por unanimidade entre os presentes.

21:00

Não trouxe esse relatório para agredir nem A nem B, afirma o presidente. Trouxe para buscar uma solução para o impasse que ora impede a retirada das certidões exigidas em convênios. Estão aqui vários e-mails que me agrediram, mas não vou passa-los à assembleia. A emoção nos levou à razão. Quero deixar aqui que tentei falar com o ex-presidente Rosimar, sim! Embora sem sucesso. Não me arrependo de trazer aos associados o que foi apresentado como necessário. Simplesmente, desejo fazer uma administração dentro da legalidade. Gostaria, de dizer que estão querendo mais uma tentativa de acerto entre contadores, o atual e o anterior, mas quero também deixar claro a preocupação de como vamos acertar esses impostos devidos: INSS (ajuizado), INSS (não ajuizado), PIS, IRRF, DIPJ, DCTF, DIRF, RAIS, no valor total de R$46.325,76 (quarenta e seis mil, trezentos e vinte e cinco reais e setenta e seis centavos).

20:50

O associado professor Athos Magno entende que a proposta do senhor Eny é de tratar a diretoria anterior aos rigores da Lei. Se nós queremos trabalhar de maneira construtiva, vamos através dos contadores encontrar a uma saída para sanar o que tem que ser sanado, pagar o quem tem que ser pago. Rechaça a proposta do doutor Eny, concluindo o professor Magno.

Para Braulio, se existe divida não é de Rosimar, ou do contador Antonio Henrique, mas sim, da Girgoiás. O momento é de harmonia e compreensão. Precisamos encontrar o caminho em que todos ganhem. Não adianta somente um grupo ganhar. Se coloca a disposição para ajudar a resolver a questão.

20:50

O presidente afirma que as palavras às vezes  nos traem, como as do ex-presidente, Rosimar Silva, ao dizer que também não conseguiu as certidões necessárias para a capitação de recursos nos governos, o que traduz o seu conhecimento dos débitos fiscais existentes durante sua gestão. 

20:30

O ex-contador insiste em que houve uma prestação financeira.

Doutor Eny Cabral apresenta um aspecto técnico e legal da coisa. Para o doutor Eny, não houve uma prestação de contas conforme exige a legislação vigente.

O ex-presidente insiste na defesa de que não foi notificado e de que a prestação de contas foi apresentada. E se fatos ilegais existem, vamos enfrentá-los.

O ex-presidente assume o amadorismo associativo em sua gestão e nas anteriores. Expõe as dificuldades de buscar dinheiro nos governos por falta de certidões negativas com relação a débitos fiscais.

20:25

O associado Guy questiona: Caso não aconteça a prestação de contas da gestão anterior, qual  serão as consequências?

Em resposta: é um assunto técnico e  jurídico, decidido pela lei, responde doutor Eny Cabral.

20:15

Doutor Eny afirma que o momento não é para discussões e extensão de prazo. Não é momento para protelar. Ou se aprova o que está na pauta, ou não. Não é momento para protelar, e isso, não é desmerecimento ao presidente anterior.

20:06

O ex-presidente, se diz surpreso com o que está ocorrendo. Sugere a assembleia que seja notificado para prestar esclarecimentos. Neste momento, não tem como esclarecer, pois desconhece os fatos, concluiu o Rosimar.

20:05

O criador Leonardo Silva sugere juntar os contadores para encontrarem uma solução para o impasse.

20:03

O presidente esclarece que tem sofrido perseguições políticas, sim! E, inclusive, de maneira deselegante por parte do ex-presidente, senhor Rosimar.

20:00

Maxwel questiona: porque a prestação não foi apresentada no prazo solicitado na Assembleia de Eleição, dentro de 15 dias?

19:55

O atual contador esclarece que falou com o contador anterior por telefone, por isso não o conhecida pessoalmente. Não há veneno no relatório financeiro, são números frios e estão registrados, esclarece Juares Marcelino. E com relação ao amadorismo citado, concorda plenamente.

19:55

O associado Athos Magno expõe que existem duas maneiras de trabalhar diante de uma questão dessas: uma Técnica e outra Política. Como há divergências, mágoas, não tem como haver consenso. Há necessidade de dar tempo para maiores conhecimentos.

O relatório do atual contador, afirma Athos, me pareceu um relatório envenenado, desrespeitoso. A associação de Goiás sempre foi amadora, não há documentos.

19:45

Doutor Braúlio Moraes afirma que existem equívocos. Ponderou que o correto seria notificar a diretoria anterior oficialmente para discutir a prestação em outro local que não fosse a Assembleia.

Solicitou abertura de vistas destas questões dando oportunidade para a diretoria anterior faça os devidos esclarecimentos.

O contador da gestão anterior continua afirmando que essas guias fiscais foram pagas. Afirma ainda, que não lhe foram solicitadas estas informações referentes aos débitos apresentados.

19:40

O presidente afirma que os encargos sociais até novembro de 2008 estão corretos. Porém, há um processo de ação judicial em uma das dívidas já citadas.

O contador da diretoria anterior contesta dizendo que está tudo pago.

O presidente continua a afirmar que as dívidas existem.

19:35

O contador anterior justifica que há equívocos, pois, foi paga parte à receita. Quando a diretoria anterior assumiu não havia contabilidade regular. Em 2010 iniciou a contabilidade. Em junho/2010 - aconteceu o leilão  e o início de entrada do dinheiro em jul/ago assumindo os débitos em outubro. O objetivo era fazer o saneamento financeiro da associação, pode ser alguma dívida que a gestão anterior não conhecia. Débitos bem antigos.
O processo de execução não era do seu conhecimento. Não conhecia a necessidade do saneamento fiscal.

19:30

O presidente após a apresentação de dívidas com os Tributos Federais pelo contador/auditor, justificou sua posição em função de que na posse da atual diretoria, o caixa da entidade foi apresentado pela diretoria que saiu com saldo que era "de fazer inveja a qualquer instituição similar do mundo", como foi colocado por um dos presentes, à época.

19:25

Conclusão:
INSS valor ajuizado                 25.373,72                  
INSS normal                              5.585,32
PIS                                            1.657,30
IRRF                                            581.34
DIPJ                                          1.000,00
DCTF                                        9.000,00
DIRF                                         1.000,00
RAIS                                         2.128,08
TOTAL                                   46.325,76

19:20

Segundo o auditor os balanços apresentam controvérsias entre o passivo e ativo. Não batem (diferença de valores de 2009 e 2010)

Dificuldades nas partes tributárias, pois, faltam pagamento de tributos, auto de infração 25.000 (corrigidos), FGTS 2009 dívida de FGTS + 2 meses e 2010 de janeiro a junho/2011 e abril e maio/2011

Assembleia Extraordinária

13/setembro/2011
19:15 h

O presidente Luiz Alberto de Paula e Souza abre a assembleia agradecendo a todos e chama o atual contador da entidade, senhor Juarez Marcelino, para apresentar auditagem contábil levada a efeito de janeiro/2009 a junho/2011.