03. Testes de Irmãs (MOET)

Ovulação Múltipla seguida de Transferência de Embriões (M.O.E.T.)


Esta técnica de produção de embriões "in vitro" objetiva acelerar a multiplicação de animais superiores que, em um Teste de Progênie, pode antecipar em até uma geração.

A Ovulação Múltipla seguida de Transferência de Embriões (MOET) vem sendo amplamente utilizada em bovinos, apesar dos custos elevados. As taxas de ovulação de fêmeas super-ovuladas são muito variáveis. Diferenças individuais, raciais e ambientes parecem influenciar os resultados. Dentre os fatos ambientes que influenciam a resposta à superovulação, citam-se: idade da fêmea, droga, dose, número de colheita prévias, dia do ciclo em que foi administrado o hormônio, ano, estação, qualidade do sêmen, número de inseminações, rebanho e veterinário.

A técnica em si objetiva super-ovular uma matriz, aspirá-la e fecundar os oócitos (célula dipóide de linha germinativa feminina) em laboratório com o sêmen desejado, e, posteriormente, implantar os embriões em uma receptora (barrigade aluguel). Nada mais do que uma reprodução assistida.
_________________________________________________________________